Cartão Legal
  • (11) 4122.8400
  • 0800 7710.191

Dúvidas Frequentes

1. A quem se destina o cartão Legal Vale Transporte?

O Cartão Legal Vale Transporte é o cartão concedido pelo empregador aos seus colaboradores, que armazena créditos para utilização nas linhas municipais da Cidade de São Bernardo do Campo;

2. O Cartão Vale Transporte e de responsabilidade da empresa ou do funcionário?

O Cartão é de uso pessoal e intransferível, portanto é de responsabilidade do usuário.

3. O Cartão Vale Transporte é valido em apenas uma empresa ou será utilizado sempre o mesmo cartão?

O funcionário que mudar de emprego continuará com o mesmo cartão para utilização nas linhas municipais da Cidade de São Bernardo do Campo.

4. Como efetuar o cadastro da empresa para adquirir o Cartão Legal Vale Transporte?

Na página inicial do site, clique na categoria do Cartão Vale transporte, vá até o item como adquirir, entre em VTWeb Client, escolha uma das duas opções abaixo para realizar o cadastro.

  • 1ª opção caso seja uma empresa Pessoa Física;
  • 2ª opção caso seja uma empresa Pessoa Jurídica;
5. Após o cadastro da empresa, como cadastrar os funcionários?

Na página inicial do site, clique na categoria do Cartão Vale transporte, vá até o item como adquirir, entre em VTWeb Client, informe sua identificação (CNPJ ou CPF) e senha, clique em Funcionários- Incluir, e cadastre seus funcionários.

  • Se o funcionário já possuir o Cartão, será necessário efetuar somente a associação do cartão no cadastro da empresa.
  • Se o funcionário não possuir o cartão, será gerado um Cartão Legal Vale Transporte para ele.
6. Quais são os dados obrigatórios para emissão do cartão?
  • Nome completo do funcionário;
  • CPF;
  • RG;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe do funcionário;
  • Endereço completo do funcionário.
7. Qual o valor da 1ª via do Cartão Legal Vale Transporte?

A 1ª via do Cartão Legal Vale Transporte é gratuita.

8. Qual o prazo de retirada da 1ª via do Cartão Legal Vale Transporte na loja?

O prazo para a retirada do Cartão Legal Vale Transporte é de 03 dias úteis e deve ser feito na Central de Atendimento Cartão Legal.

9. Qual o horário de atendimento do Setor de Vale transporte localizado na Central – Cartão Legal?

Central de Atendimento – Cartão Legal – Setor de Vale Transporte – Funcionamento de Segunda a Sexta das 08:00h ás 17:00h.

10. Como deverá ser efetuada a retirada da 1ª via do Cartão Legal Vale Transporte?

A empresa deverá emitir uma carta de autorização em papel timbrado para o portador efetuar a retirada das 1º vias do Cartão Legal Vale Transporte.

11. Como efetuar o pedido de credito?

Na página inicial do site, clique na categoria do Cartão Vale transporte, vá até o item como adquirir, entre em VTWeb Client, informe sua identificação (CNPJ ou CPF) e senha, clique em Pedidos – Incluir. Selecione uma das três opções (pedido por usuário, por dias úteis ou com base em um pedido anterior) e efetue o pedido de crédito para os funcionários. Conclua o pedido e imprima o boleto bancário, para efetuar o pagamento. Há também a opção de gerar pedido por arquivo de importação. Para esta forma clique em Pedidos – Importar – Instruções – Processar – Status.

12. É cobrada algum preço de conveniência para aquisição de créditos eletrônicos?

Todo cadastramento e aquisição de créditos eletrônicos de passagens, via acesso por rede aberta (internet), disponível privativamente ao empregador do usuário de vale transporte, implicará uma taxa no pagamento de 3,00% (três por cento) de preço de conveniência sobre o valor total do boleto.

13. Podemos efetuar pedido de créditos antes da retirada do Cartão Legal Vale Transporte?

O pedido de crédito poderá ser feito antes da retirada na loja do Cartão Legal Vale Transporte, mas no caso dos Cartões solicitados para entrega na empresa é necessário que aguarde a liberação do pagamento, porém recomendamos aguardar a retirada do mesmo para conferência dos dados do usuário e garantia da utilização do Cartão Legal Vale Transporte.

14. É emitida nota fiscal do pedido de crédito?

De acordo com a Instrução Normativa SRF nº 123, de 11 de janeiro de 2012, é a intermediária na venda do vale transporte, que está desobrigada de emitir nota fiscal sobre o valor total do pedido e sim nota fiscal de serviços referente a taxa de 3,00% (três por cento) de preço de conveniência. O recibo de compra do valor total do pedido fica disponível para impressão no site. Na página inicial do site, clique na categoria do Cartão Vale transporte, vá até o item como adquirir, entre em VTWeb Client, informe sua identificação (CNPJ ou CPF) e senha, clique em Pedidos – Histórico de Pedidos. Selecione o pedido desejado e imprima o Recibo de Compra.

15. Após ter efetuado o pedido e o pagamento do boleto, em quanto tempo o funcionário poderá utilizar a recarga?

Após a compensação do valor na conta, o pedido estará liberado para recarga em até 72 horas. Se o pagamento foi efetuado em cheque, será necessário aguardar a compensação do valor.

16. É possível estornar/ devolver os créditos inseridos do cartão?

Não. Uma vez os créditos inseridos no cartão, o sistema não permite estorno ou devolução do valor.

17- Existe a possibilidade de transferir créditos de um cartão para um cartão de outro usuário?

Não, o sistema não permite esta transação.

18. Onde efetuar a liberação de créditos acumulados no Cartão Legal Vale Transporte?
20. Como solicitar a 2ª via do Cartão Legal Vale Transporte?

Em caso de perda ou furto do Cartão Legal VALE TRANSPORTE, o usuário tem as seguintes opções:

  • Central de Atendimento Cartão Legal:Entrar em contato ou dirigir -se a Central de atendimento do Cartão Legal para solicitar o cancelamento do cartão e efetuar a compra do formulário para a emissão da 2ª via. Aguardar a entrega do cartão.
  • Terminal Rodoviário João Setti (Centro):Comparecer à Rodoviária e efetuar a compra do formulário para a emissão da 2º via. Aguardar a entrega do cartão. (Emissão de cartões apenas de segunda a sexta).
  • Terminal Urbano Teresa Suster (Riacho Grande):Comparecer ao Terminal e efetuar a compra do formulário para a emissão da 2º via. Aguardar a entrega do cartão. (Emissão de cartões apenas de segunda a sexta).
  • Ônibus Itinerante:Dirigir -se até o ônibus itinerante de segunda a sexta 10h às 16h solicitar o cancelamento do cartão e efetuar a compra do formulário para a emissão da 2ª via. Aguardar a entrega do cartão.

Importante: A transferência de créditos do cartão cancelado para o novo cartão é feita no dia da emissão da 2ª via. A entrega do Cartão é imediata depois de entregue o formulário.

Observações: Valores e prazos podem ser alterados, sem aviso prévio.

21. Qual o valor da 2ª via do Cartão Legal Vale-Transporte?

O valor da 2º via é é referente a 10 tarifas integrais vigentes que deverá ser pago em dinheiro no ato da retirada do novo cartão.

1. O que é Integração Temporal?

A integração temporal é uma opção adicional ao sistema integrado existente, através da qual o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova tarifa, desde que se passe na catraca do ônibus seguinte dentro de um determinado período de tempo.

2. Como funciona a Integração Temporal?

Ao apresentar seu cartão no validador do primeiro ônibus, será debitado o valor de uma passagem (R$ 4,20 para cartões que utilizam tarifa integral) ou o valor da meia passagem (R$ 2,10 para cartões de estudante). Após o débito, o validador gravará no cartão dados referentes a data, hora, linha, sentido e tempo de integração. Ao apresentar seu cartão no validador do segundo ônibus, será verificado se há informações gravadas no cartão referente à integração temporal. Existindo tais informações, o validador verificará se a linha e o sentido desse segundo ônibus pode integrar com a linha, o sentido do primeiro ônibus e se o tempo não foi esgotado. Se a integração não for permitida, haverá o débito de nova passagem (ou meia passagem no caso de estudante). Se a integração for permitida o validador não debitará nenhum valor do cartão dando assim o direito à integração.

3. O cartão Legal faz integração com ônibus da EMTU?

Não, o Cartão Legal é concedido apenas para ônibus municipais de São Bernardo do Campo, portanto a Integração Temporal não ocorre em outro tipo de Transporte.

4. Ônibus no mesmo sentido dá direito a Integração Temporal?

Para melhores esclarecimentos entre na página Integração Temporal e faça o teste para saber se as linhas que deseja pegar ocorre ou não a Integração Temporal.

5. Não deu Integração no meu cartão, o que devo fazer?

Caso NÃO tenha ocorrido a Integração Temporal em seu cartão, entre em contato ou dirija-se a Central de atendimento do Cartão Legal (11) 4122-8400 de segunda-feira 08h às 17h aos Sábado das 8h às 13h para solicitar que seja feita uma análise em sua utilização.

6. Registrei uma reclamação de não-integração, quanto tempo devo esperar?

Após o registro da reclamação, será analisado a utilização, entraremos em contato dentro de 10 a 15 dias úteis. Em caso de erro no sistema, será realizado o reembolso.

7. Qual o tempo para Integração Temporal?

O período para integração temporal é identificado de acordo com o dia da semana a qual os dados são gravados no cartão no momento do uso. Este tempo é considerado a partir do momento em que ocorre o primeiro débito do cartão ao aproximá-lo no validador.

TEMPO DE INTEGRAÇÃO TEMPORAL
Dias Tempo
2ª à 6ª feira 90 minutos
Sábados, domingos e feriados 120 minutos
8. Passei o cartão para duas pessoas no mesmo ônibus e não ocorreu integração, o que devo fazer?

Em caso de utilização por terceiros, não dá direito ao benefício da Integração Temporal.